LOCAL: Maracás
DATA: 28/08/2011
HORA:15:00H
ÁRBITRO 01 - ADO DE JESUS RAMOS (Santo Antônio de Jesus)
ÁRBITRO 02 - MARCIO SANTOS RAMOS (Itapetinga)
ÁRBITRO 03 - JOSÉ GILBERTO DOS SANTOS FILHO (Ipiaú)
ÁRBITRO 04 - ROBERTO BISPO DE SOUZA (Itiruçu)
A não ser o atraso no pagamneto dos salários já que os jogadores e membros da comissão técnica receberam somente uma pequena parte de seus vencimentos, o técnico da seleção de Ipiaú Givaldo segue tentando montar sua equipe ideal para enfrentar a seleção de Itagibá no Domingo às 15 horas no Estádio Fontourão em Itagibá. O departamento Médico está vazio. Igor que saiu do treinamento da última Quarta-feira já esta em ponto de bala para ficar à disposição deo técnico. O zagueiro Bicudo, que frequantou o DP apé terça-feira passada, participou do coletico de Quarta e não é mais problema.
Nesta Sexta-feira, Givaldo que ontem reprovou o lateral-direito Diego e o meia-atacante Géo por deficiência técnica, deve comandar o treinamento coletivo na tarde de hoje.
No confronto entre as seleções de Ipiaú e Itagibá domingo, em caso de vitória de Itagibá, os donos da casa se classificaram para a 2ª fase.
A seleção de Ipiaú só se classifica domingo caso vença Itagibá e conte com um tropeço da seleção de Ibirataia que vai medir forças com a seleção de Ituberá no mesmo dia e mesmo horário no Estádio Tesourão em Ibirataia.
Já na 4ª rodada do Campeonato Intermunicipal saíram seleções classificadas para a 2ª fase. Duas delas são do Grupo 12 – Barra e Barreiras -, e ainda prometem travar uma batalha à parte pela liderança.
Para o vice-presidente da Liga Barreirense, Manoelito Oliveira, o objetivo ainda não foi alcançado, mesmo estando garantido na próxima fase: “Para nós, não estamos classificados. A classificação é contra Barra, porque estamos engasgados. Há três jogos não vencemos eles”. A resposta veio do presidente da Liga Barrense, Edilson Queiroz: “Todo mundo quer despachar Barra mais cedo, porque é uma seleção forte, e todo mundo é da terra”.
Classificados da região Sul
Se Barreiras vai com tudo para a briga pela liderança, a seleção de Ibicaraí, com 12 pontos e 7 de diferença para o 2° colocado no Grupo 9, Itororó, vai se poupar nos dois jogos que faltam. “Vamos relaxar um pouco, usar atletas mais novos e que vieram de contusão, para pegarem ritmo de jogo”, confessa Paulo Ferreira, presidente da Liga Ibicaraiense.
O dirigente está empolgado com sua equipe. No último jogo, 2 a 1 sobre Itabuna fora de casa, que selou a classificação, achou que o placar apertado não foi justo diante do que o time apresentou: “Podia ser 6 ou 7, mas faltou pontaria”.
Treinado pelo experiente Elias Borges, a seleção de Itamaraju voltou a golear Itabela. Depois do 4 a 1 na casa do adversário, 3 a 0 em casa, gols de Jel, Heber e Vander. Agora, é não perder o foco e manter o 100% de aproveitamento, diz o dirigente da liga do município, conhecido como Grilo: “O treinador sabe como motivar o grupo. Estamos fechados. Não pode subir pra cabeça”.
Fim da linha
Se para uns, o momento é de alegria, para outros, é de tristeza. Nove seleções já deram adeus ao sonho de se classificar. O caso mais curioso é o do Grupo 12 que, já definiu os dois classificados e os dois eliminados. Confira a lista dos que já podem se preparar para 2012.
Inhambupe (Grupo 2) – 0 ponto
Governador Mangabeira (Grupo 5) – 0 ponto
Amargosa (Grupo 6) – 0 ponto
Ituberá (Grupo 8) – 1 ponto
Itambé (Grupo 10) – 1 ponto
São Desidério (Grupo 12) – 1 ponto
Luís Eduardo Magalhães (Grupo 12) – 1 ponto
Mascote (Grupo 14) – 1 ponto
Eunápolis (grupo 15) – 1 ponto
Desde que o Bahia de Feira se instalou no CT do Ribeirão, que fica no distrito de Magalhães, na vizinha cidade de São Gonçalo dos Campos, que atletas daquela região têm sido observados. Janderson foi um dos que se destacou e logo ganhou espaço nos times de base. Se destacou na Copa 2 de Julho e foi para o Inter/RS onde se submeteu a um período de adaptação e avaliação, sendo aprovado.
O presidente Tiago Souza foi procurado pelos dirigentes colorados que demonstraram interesse em permanecer com o atleta. “Isso só comprova que estamos no caminho certo também de valorizar os jovens valores. Estamos felizes com esta situação e com certeza vamos colocar mais este atleta nosso no mercado nacional e assim o Bahia de Feira vai entrando aos pouquinhos no hall dos times reveladores de talentos”, salienta Tiago Souza.
Ao se encerrar a 3ª rodada do Intermunicipal, cinco seleções conseguiram vencer todos os jogos e já despontam como favoritas para passar à segunda fase da competição promovida pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).
São representações de Itapetinga, Ibicaraí, Barra, Ubaitaba e Itamaraju. Vale lembrar que o campeonato deste ano está sendo disputado por 64 seleções, dentre as quais a atual campeã, Porto Seguro.
Itapetinga, cuja liga é coordenada pelo secretário municipal, o ex-jogador Charles, campeão brasileiro pelo Bahia em 1988, venceu em casa a seleção de Condeúba também por 4 a 1. Já Itamaraju se deu bem nos domínios adversários. Venceu Itabela por 4 a 1.
A seleção de Ibicaraí manteve os 100% de aproveitamento com o apertado triunfo por 1 a 0 sobre a seleção de Itabuna. A equipe de Barra também passou aperto, mas derrotou o time de São Desidério por 2 a 1 como visitante.
A seleção de Ubaitaba foi outra que suou muito para manter a performance, vencendo por 2 a 1 o time de Coarací.
Média alta e goleadas
A média de gols da rodada foi considerada excelente: 2,7 por jogo para a qual muito colaborou o desempenho das seleções de Serrinha e Barreiras.
A seleção de Serrinha cravou em casa a maior goleada da competição até aqui e coube à seleção de Inhambupe pagar o pato, sendo atropelada por 7 a 0.
Impiedosa também foi a representação de Barreiras, que massacrou a vizinha Luís Eduardo Magalhães por 6 a 1, atuando junto aos seus torcedores.
Em 17 de agosto de 1949, nascia a Liga Desportiva Ipiaú, no município da região Sul da Bahia, e hoje faz 62 anos. Empresários locais haviam fundado o clube Independente Esporte e Cultura e a partir daí foi criada a entidade, inicialmente chamada de Liga Desportiva Rionovense (Rio Novo é o antigo nome da cidade; significa "Ipiaú" na língua tupi). O Independente é o primeiro clube e ainda está em atividade, inclusive tendo sido campeão municipal em 2011.
A Seleção de Itiruçu amargou neste domingo (7) a segunda derrota consecutiva no Campeonato Intermunicipal de futebol. Depois de perder por 2 x 1 para Jitaúna, o selecionado itiruçuense foi à Jequié e perdeu por 1 x 0 para os donos da casa. O gol de Jequié foi marcado pelo meia Kelvin. O resultado é desagradável para Itiruçu, que ainda não marcou ponto na competição. O grupo é liderado por Jitaúna, que somou 4 pontos, em seguida Jequié, também com 4, Jaguaquara ocupa o 3º lugar com 2 pontos ganhos e Itiruçu é o lanterna com 0.
Em entrevista ao radialista Taffarel Miranda na última Sexta-feira (05/07) no Programa Painel Esportivo na Rádio Educadora de Ipiaú, o também radialista da Rádio Itapoan Fm de Salvador e representante do futebol de Ipiaú na capital Márcio Martins, disse que a seleção de Ipiaú corre o risco de perder o mando de campo de alguns jogos neste Campeonato Intermunicipal 2011. No jogo entre as seleções de Ipiaú e Itamarajú que aconteceu na 3ª fase da mesma competição em 2009 no Estádio Pedro Caetano em Ipiaú, um torcedor mais exaltado com o empate de 0 a 0 que se prolongava na partida e o mau futebol apresentando pela seleção local, acabou jogando uma lata de cerveja dentro do campo de jogo.
O Árbitro da partida recolheu o objeto e constou na súmula do jogo.
Dias depois, Ipiaú foi a julgamento no TJD (Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia) e condenado por unânimidade em pagar uma multa e perder o mando de 2 jogos. Como a seleção de Ipiaú já tinha sido eliminado do Intermunicipal de 2009, ela teria que cumprir a perda do mando de campo no ano seguinte. O Advogado da Liga Desportiva de Ipiaú, levou o caso ao STJD (Superior Tibunal de Justiça Desportiva).
Com o início do Intermunicipal 2010, O Advogado da Liga Desportiva de Ipiaú, entrou com um pedido de EFEITO SUSPENSIVO, que dava direito a seleção de Ipiaú a jogar em casa até que fosse novamente julgado o caso desta vez pelo STJD.
Márcio Martins foi claro em dizer que a qualquer momento Ipiaú terá que cumprir a punição dada pelo TJD e terá que mandar seus jogos em outra praça esportiva seja neste ano de 2011 ou em anos seguintes.
A seleção de São Francisco do Conde é considerada uma das mais caras e uma das que primeiros começou seus trabalhos entre as 64 que participam do Campeonato Intermunicipal 2011 mas, até a segunda rodada da 1ª fase não consegui se quer uma vitória na competição.São Francisco teve seu elenco foramado em meados de Janeiro e conta com jogadores de altíssima qualidade como Pim e Pithaco.Na estréia do Intermunicipal, o time perdeu para Feira de Santana por 2 a 1 e, no último domingo, mesmo jogando em casa e com o apoio de seus torcedores o time de Conde não passou de um empate com a seleção de São Gonçalo dos Campos com direito a penalçti perdido por Pithaco no finalzinho da partida.
No próximo domingo, Conde volta a jogar pelo Intermunicipal 2011. O time enfrenta novamente em cas a seleção de Cachoeira que é outra grande que ainda não saboreou uma vitória.
A Seleção Jaguaquarense de Futebol, jogando em casa pelo Campeonato Intermunicipal, perdeu uma grande chance de conquistar a primeira vitória na luta pela classificação na competição, ao ceder no final o empate para a seleção de Jequié. Jaguaquara abriu o marcador ainda no primeiro tempo com o jogador Willian, aos 40 minutos. Apesar de apresentar melhor desempenho em campo e pressionar o adversário, quando o jogo já parecia definido, o selecionado Jaguaquarense mesmo com a vantagem de jogar com um a mais, após a expulsão do meia “Nêgo” de Jequié, foi surpreendido com chute cruzado do atacante ” Luquinhas ”, que rendeu o empate do time canarinho. Após confusão na área, a bola bateu no zagueiro ” Preto ” e enganou o goleiro Tony da seleção de Jaguaquara já nos 43 minutos da etapa final. O árbitro José Assis Lourenço, oriundo de Maragogipe/Ba, andou distribuindo cartões para jogadores de ambas as equipes e conseguiu tevitar umulto entre os atletas no campo. Jogadores e comissão técnica de Jaguaquara alegaram que houve erros de arbitragem favorecendo o time de Jequié. No outro jogo do Grupo 7, Itiruçu perdeu por 2×1 para Jitaúna, próximo adversário de Jaguaquara.