quarta-feira, 13 de julho de 2011

Final paulista na Copa 2 de Julho

Santos e São Paulo deixaram as outras 46 equipes para trás e farão a decisão da quinta edição da Copa 2 de Julho de futebol sub-17 nesta quinta-feira (14/7), às 19h15, em Lauro de Freitas. Nesta terça-feira (12/7), os rivais paulistas eliminaram os adversários nas semifinais e confirmaram presença na final. O Santos venceu o Bahia, por 2 a 1, enquanto o São Paulo derrotou o Sendas, do Rio de Janeiro, por 3 a 1.

A partida decisiva marcará um duelo interessante entre dois jogadores que podem comemorar o bicampeonato da competição. O lateral-direito e meio-campista do São Paulo, Lucas Farias, e o goleiro do Santos, Guido, que conquistaram a Copa 2 de Julho em 2010 com a seleção brasileira da categoria.

"No ano passado, eu fui campeão com a seleção e esse ano não vai ser diferente. A gente vem perdendo para o Santos por dois anos e vai ter uma motivação a mais para jogar contra eles. A equipe está forte e vamos para cima", disse Lucas Farias, autor do terceiro gol do São Paulo na semifinal. "Vai ser importante disputar mais uma final e, dessa vez, vamos fazer um clássico paulista na Bahia", completou o goleiro baiano Guido, do Santos.

Na decisão não há vantagem do empate para nenhuma equipe. Se o placar terminar empatado, acontecerá uma prorrogação com dois tempos de 10 minutos. Se a igualdade permanecer, o título será decidido nos pênaltis. O Santos tem a melhor campanha da competição, pois venceu todas as oito partidas disputadas até o momento. O Peixe fez 31 gols e sofreu apenas 2. Já o São Paulo teve apenas um empate, ainda na primeira fase, com a ABB. Ao todo, fez 25 gols e sofreu 7.

O jogo será importante também para Paulo Marcelo, do São Paulo, que poderá se isolar na artilharia da competição. Com 12 gols, ele está empatado com Kauhan, do Avaí, que já foi eliminado. O goleador do Santos na Copa é Victor Hugo, com sete gols.

Fim da invencibilidade - O Bahia vinha fazendo uma ótima campanha na Copa 2 de Julho, vencendo seis partidas consecutivas, até empatar com o Chivas Guadalajara, do México, que também tinha vencido todos os compromissos anteriores. No entanto, não conseguiu fazer frente ao Santos, que abriu o placar, em Camaçari, aos 29 minutos do primeiro tempo, com o atacante Bruno, que chutou da entrada da área. Aos 37, foi a vez de Gustavo desviar a bola em uma cobrança de falta e colocar o Peixe cada vez mais próximo da vaga na final.

O tricolor baiano precisaria virar a partida para chegar pela primeira vez a uma decisão da competição. No segundo tempo, o lateral Patric até diminuiu, de pênalti, mas não foi suficiente. E pela terceira vez em cinco edições o tricolor baiano foi eliminado na semifinal. Por outro lado, o Santos é finalista pela primeira vez. "Espero vencer. Jogar contra o São Paulo, que tem jogadores que já jogaram na seleção, como Lucas, vai ser difícil, mas espero que continuemos levando a melhor contra eles", disse o atacante Victor Andrade, do Santos.

Na final novamente - Vice-campeão em 2010, o São Paulo foi a São Francisco do Conde como favorito, contra o Sendas, do Rio de Janeiro, para seguir na competição, e confirmou o favoritismo, vencendo por 3 a 1. O tricolor paulista começou administrando o jogo, pois o empate o favorecia, e o time do Sendas não conseguia levar perigo à meta paulista. No final do primeiro tempo, o atacante Paulo Marcelo cabeceou, depois de cobrança de escanteio, e abriu o placar, deixando a situação do tricolor ainda mais confortável.

No segundo tempo, entretanto, o jogo melhorou e as duas equipes se soltaram mais. O São Paulo continuou melhor e Pedro Henrique chutou de longe acertando o travessão. O rumo da partida mudou quando Gabriel, d São Paulo foi expulso, e o Sendas colocou Herlem e Airton em campo. O time carioca melhorou com a grande atuação de Herlem, e Airton empatou aos 19 minutos.

Ainda faltava um gol e o Sendas continuou pressionando, Herlem cabeceou, mas Jairo salvou. A partir daí, o São Paulo equilibrou o jogo e voltou a ficar na frente do placar, quando Tayrone puxou um contra-ataque e tocou para Lucas que matou a bola no peito e tocou na saída do goleiro. No finalzinho, em outra jogada de velocidade, Lucas Farias dominou a bola do lado da área e chutou no ângulo, fazendo um golaço.

A competição, que é uma das maiores da categoria no País, é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, com o apoio da Federação Baiana de Futebol e dos municípios participantes e busca promover a inclusão social, através do esporte, com a geração de talento e do primeiro emprego para muitos garotos, além de proporcionar à população baiana a oportunidade de acompanhar partidas de alto nível técnico.

Santos 2x1 Bahia
Gols
: Bruno e Gustavo (Santos). Patric (Bahia)
Bahia: 1 Bruno, 2 Railan, 3 Robson 17 Jobson e 6 Patric; 7 Anderson Talisca (18 Gustavo), 15 Bruno Rodrigues e 10 Paulinho; 11 Euller, 19 Lourival e 9 Bosco (16 Wisner)
Santos: 1 Guido, 3 João Silva, 2 Venício, 4 Caíque, 13 Gustavo; 5 Pedro Henrique, 8 Lucas, 11 Cauê e 17 Lucas (16 Victor Andrade); 7 Victor Hugo (15 Leonardo) 9 Bruno (20 Diego)

São Paulo 3x1 Sendas
Gols: Paulo Marcelo, Lucas e Lucas Farias (São Paulo), Airton (Sendas)
São Paulo:12 Jairo, 10 Lucas Farias, 3 Phelipe, 4 Carlos Filho, 6 Arthur (8 Matheus Reis) 5 Allan, 15 Gabriel, 7 Nelson (9 Lucas); 11 Pedro Henrique (13 Almir), 19 Paulo Marcelo (20 Tairone), 18 Romário (16 Felipe).
Sendas: 1 Andrey 2 Luciano (19 Rodrigo) 13 Marcus Vinicius, 4 Rafael, 6 Lucas, 5 João Paulo (9Herlem), 7 Rodrigo, 8 Guilherme (15 Alan) e 16 Hadriel (20 Francisco); 11 Matheus (18 Airton)e 17 João Vitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

online