Itiruçu x Amargosa às 17:00 (São Felix)
Futsal Masculino:
São Felix x Itiruçu às 21:00h (São Felix)
Na abertura o atual campeão Porto Seguro Venceu Canavieiras por 1 a 0
Presidente da CEAF/BA, Wilson Paim, comunica que todos os árbitros escalados devem entrar em contato o quanto antes com a FBF, através do telefone (71) 3321-0448, para confirmar presença.
PORTO SEGURO x CANAVIEIRAS
DATA: 24/07/2011
HORA: 15:00
CIDADE: PORTO SEGURO
ESTÁDIO: MUNICIPAL DE PORTO SEGURO
ÁRBITRO: ROSIVALDO BISPO DOS SANTOS DE: FBF/ITABUNA
ASSISTENTE 01: DORIVAN DA SILVA GOMES DE: FBF/VITÓRIA DA CONQUISTA
ASSISTENTE 02: REINALDO ALVES OLIVEIRA DE: FBF/TEIXEIRA DE FREITAS
4ºARBITRO: REGINALDO MEDEIROS SANTOS DE: FBF/PORTO SEGURO
Segundo o Presidente da Liga de Coarací José Martins (Dedé), o jogador alegou problemas particulares e pediu para ser dispensado. Ainda segundo Dedé, a seleção de Coarací esta a procura de momes que possam substituir o atacante Ró que vinha se destacando nos últimos Intermunicipais e sempre brigando pela artinharia da competição.
Durante o certame, os municípios serão divididos por região, e os confrontos ocorrerão em etapas regionais (zonais). Neste ano, as cidades que abrigarão o evento serão: Cachoeira/ São Félix/ Muritiba (Zonal 01 - 29 a 31/07); Guanambi (Zonal 02 - 26 a 28/08); Juazeiro (Zonal 03 - 23 a 25/09); Irecê (Zonal 04 - 07 a 09/10) e Simões Filho (Zonal 04 - 21 a 23/10). Já a fase final será realizada em Vitória da Conquista, de 12 a 15 de novembro.
Entre as modalidades que serão disputadas nos Jogos Abertos, estão: basquete, vôlei, futsal, handebol, xadrez, vôlei de praia, natação, atletismo, judô e tênis de mesa, sendo que os esportes individuais e o vôlei de praia só serão disputados na fase final. Os municípios interessados em participar do evento devem se inscrever através do e-mail: sudesbcape@gmail.com ou pelos telefones (071) 3103-0972 e (071) 3103-0974.
História - Os Jogos Abertos do Interior foram iniciados na Bahia em 08 de dezembro de 1964, na cidade de Feira de Santana, através de cidadãos comuns ligados ao esporte. As cidades fundadoras foram: Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Cachoeira, Jequié e Santa Bárbara. Nas primeiras edições, as modalidades em disputa foram: vôlei (masculino e feminino), basquete e tênis de mesa (masculino).
O comando dos Jogos Abertos do Interior passou à Sudesb a partir de 1988, quando o evento foi ampliado para todo o Estado, exigindo a realização de zonais classificatórios em razão da presença de um grande número de participantes.
O lateral-direito do São Paulo, Lucas Farias, conquistou a Copa 2 de Julho pelo segundo ano seguido, pois deu a volta olímpica em 2010 junto com os companheiros da seleção brasileira, contra os colegas do São Paulo, que bateram na trave no ano passado, mas chegaram ao título na segunda participação do clube no torneio.
“Ser bicampeão de qualquer campeonato é muito bom. E o principal disso é o trabalho de amadurecimento para que possamos ser profissionais. E agora ficamos ainda mais animados por vermos tantos jogadores da base na equipe principal (Lucas, Casemiro, Wellington, Luiz Eduardo, Bruno Uvini, Jean) porque o clube já tinha uma base muito boa, mas os jogadores não eram muito aproveitados no profissional. Agora, a gente cai na realidade de que logo em breve podemos estar lá”, disse Lucas, que se espelha no baiano Daniel Alves dentro de campo.
A competição, que é uma das maiores da categoria no País, é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, com o apoio da Federação Baiana de Futebol e dos municípios participantes e busca promover a inclusão social, através do esporte, com a geração de talento e do primeiro emprego para muitos garotos, além de proporcionar à população baiana a oportunidade de acompanhar partidas de alto nível técnico.
O jogo
O Santos chegou à final com moral, por ter vencido todas as oito partidas anteriores. Além disso, grande parte do grupo de jogadores que atuou na Bahia venceu o tricolor do Morumbi duas vezes nos estaduais sub-15 e sub-17. Por outro lado, o São Paulo havia vencido sete jogos e empatado apenas um, contra a ABB.
Quando a bola rolou, não deu nem para analisar o jogo antes que a primeira bola encontrasse a rede. Depois de cobrança de escanteio, o zagueiro Carlos abriu o placar para o São Paulo, com apenas 1 minuto e meio. E o tricolor paulista continuou melhor. Pedro Henrique deu uma grande arrancada, mas foi desarmado com um carrinho, na bola, de Dias.
O Santos reagiu com um bonito chute de longe defendido por Jairo. Para tentar buscar o resultado, o Peixe abriu mão do zagueiro Venício, que foi substituído pelo atacante Victor Andrade, avançando a equipe logo aos 30 minutos do primeiro tempo.
E o time alvinegro continuou evoluindo, principalmente com as jogadas do habilidoso Neilton, que parece seguir o estilo “Ousadia e alegria”, tão propagado por Neymar. “Eu me espelho nele porque ele é um ótimo exemplo. É um jogador muito habilidoso”, disse. Ele usa até o penteado inspirado no atual camisa 11 da Seleção Brasileira e veste a camisa 10, que já foi de Pelé, Ganso, Diego, Giovanni, entre outros. Motivo de sobra para ser logo visado nas partidas. “Já ficam de olho. Na maioria dos jogos aqui, peguei marcação individual, mas, graças a Deus, soube sair bem delas”, contou o jogador.
O São Paulo, então, aos 36 minutos, jogou uma ducha de água gelada nas pretensões do Santos, ao ampliar, depois que Guido fez uma grande defesa, em chute de longe, mas cedeu o escanteio. Na sequencia da jogada, o arqueiro deu rebote e Romário, oportunista como o nome sugere, empurrou para as redes.
O Santos não estava acostumado na Copa 2 de Julho a ter que virar o placar e só tinha levado dois gols em toda a competição. O time, entretanto, não desistia, mas sofreu novamente um duro golpe, quando Paulo Marcelo fez o 13º gol no torneio, após receber um cruzamento da esquerda e fazer o terceiro do São Paulo, aos 12 minutos.
Fatura liquidada? O Santos quis mostrar que não, quando, aos 22 minutos, descontou com um bonito gol de Bruno Lamas, em cobrança de falta de dois toques, chutando firme de fora da área. Seis minutos depois, Victor Andrade colocou fogo no jogo, quando diminuiu para 3 a 2.
Neilton levantou a torcida favorável ao Peixe, quando deu um lindo chapéu no marcador. O Santos ainda perdeu uma chance clara de empatar e o São Paulo, de ampliar. O jogo ficou dramático, mas o tricolor paulista conseguiu comemorar quando o árbitro encerrou o duelo.
Revelação
O objetivo primordial da Copa 2 de Julho, como das outras competições realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb, é a revelação de novos talentos e a geração do primeiro emprego para os garotos que se destacam nestes torneios. Um bom exemplo é Leonardo Souza, da seleção municipal de São Francisco do Conde, que se destacou na campanha da equipe, que chegou entre as oito melhores, ganhou o prêmio de revelação da Copa deste ano, e já se transferiu para o Vitória. “A Copa foi muito importante porque eles já vinham de olho em mim há algum tempo e a boa atuação agora fez com que eles se decidissem por me levar para lá. Aí apenas esperaram a Copa acabar”, disse Leonardo.
Ele não foi o único a ser premiado individualmente. O baiano Guido, revelado pelo Vitória, repetiu o feito de 2010, quando atuou pela seleção brasileira, e recebeu o prêmio de melhor goleiro da competição. Já o volante Allan, do São Paulo, recebeu o troféu de melhor jogador. “Essa Copa é muito organizada e serve para preparar a nossa equipe. Deixa o grupo mais fechado. É a segunda vez que participo e fiquei muito feliz”, disse Allan.
Paulo Marcelo, também do São Paulo, recebeu o troféu de artilheiro da competição, por ter feito 13 gols. Ele assumiu a artilharia isolada ao fazer um gol na decisão, pois estava empatado com Kahuan, do Avaí, enquanto Lourival, do Bahia, fez 10. “Foi muito importante esse prêmio para mim porque ainda faço 16 anos no dia 20. Tive essa chance de jogar já no sub-17 e, graças a Deus, todo o grupo e a diretoria confiaram em mim. Agradeço a todos pela confiança e, se Deus quiser, será o primeiro de muitos títulos e artilharias”, disse.
Ficha Técnica:
São Paulo 3x2 Santos
Gols: Carlos, Romário e Paulo Marcelo (São Paulo) Bruno Lamas e Victor Andrade (Santos)
São Paulo: 12 Jairo, 10 Lucas Farias, 3 Phelipe, 4 Carlos e 6 Arthur; 5 Allan, 8 Matheus Reis, 7 Nelson (13 Almir Gullit); 11 Pedro Henrique (2 Danilo), 18 Romário (9 Lucas Douglas) e 19 Paulo Marcelo (17 Aílton).
Santos: 1 Guido, 4 Caíque, 2 Venício (16 Victor Andrade), 13 Dias e 3 Dutra (15 Leonardo); 5 Pedro Henrique Maratta, 8 Otávio, 10 Neilton (20 Diego); 11 Kauê (17 Crispim), 7 Vitor Hugo e 9 Bruno Lamas.
A partida decisiva marcará um duelo interessante entre dois jogadores que podem comemorar o bicampeonato da competição. O lateral-direito e meio-campista do São Paulo, Lucas Farias, e o goleiro do Santos, Guido, que conquistaram a Copa 2 de Julho em 2010 com a seleção brasileira da categoria.
"No ano passado, eu fui campeão com a seleção e esse ano não vai ser diferente. A gente vem perdendo para o Santos por dois anos e vai ter uma motivação a mais para jogar contra eles. A equipe está forte e vamos para cima", disse Lucas Farias, autor do terceiro gol do São Paulo na semifinal. "Vai ser importante disputar mais uma final e, dessa vez, vamos fazer um clássico paulista na Bahia", completou o goleiro baiano Guido, do Santos.
Na decisão não há vantagem do empate para nenhuma equipe. Se o placar terminar empatado, acontecerá uma prorrogação com dois tempos de 10 minutos. Se a igualdade permanecer, o título será decidido nos pênaltis. O Santos tem a melhor campanha da competição, pois venceu todas as oito partidas disputadas até o momento. O Peixe fez 31 gols e sofreu apenas 2. Já o São Paulo teve apenas um empate, ainda na primeira fase, com a ABB. Ao todo, fez 25 gols e sofreu 7.
O jogo será importante também para Paulo Marcelo, do São Paulo, que poderá se isolar na artilharia da competição. Com 12 gols, ele está empatado com Kauhan, do Avaí, que já foi eliminado. O goleador do Santos na Copa é Victor Hugo, com sete gols.
Fim da invencibilidade - O Bahia vinha fazendo uma ótima campanha na Copa 2 de Julho, vencendo seis partidas consecutivas, até empatar com o Chivas Guadalajara, do México, que também tinha vencido todos os compromissos anteriores. No entanto, não conseguiu fazer frente ao Santos, que abriu o placar, em Camaçari, aos 29 minutos do primeiro tempo, com o atacante Bruno, que chutou da entrada da área. Aos 37, foi a vez de Gustavo desviar a bola em uma cobrança de falta e colocar o Peixe cada vez mais próximo da vaga na final.
O tricolor baiano precisaria virar a partida para chegar pela primeira vez a uma decisão da competição. No segundo tempo, o lateral Patric até diminuiu, de pênalti, mas não foi suficiente. E pela terceira vez em cinco edições o tricolor baiano foi eliminado na semifinal. Por outro lado, o Santos é finalista pela primeira vez. "Espero vencer. Jogar contra o São Paulo, que tem jogadores que já jogaram na seleção, como Lucas, vai ser difícil, mas espero que continuemos levando a melhor contra eles", disse o atacante Victor Andrade, do Santos.
Na final novamente - Vice-campeão em 2010, o São Paulo foi a São Francisco do Conde como favorito, contra o Sendas, do Rio de Janeiro, para seguir na competição, e confirmou o favoritismo, vencendo por 3 a 1. O tricolor paulista começou administrando o jogo, pois o empate o favorecia, e o time do Sendas não conseguia levar perigo à meta paulista. No final do primeiro tempo, o atacante Paulo Marcelo cabeceou, depois de cobrança de escanteio, e abriu o placar, deixando a situação do tricolor ainda mais confortável.
No segundo tempo, entretanto, o jogo melhorou e as duas equipes se soltaram mais. O São Paulo continuou melhor e Pedro Henrique chutou de longe acertando o travessão. O rumo da partida mudou quando Gabriel, d São Paulo foi expulso, e o Sendas colocou Herlem e Airton em campo. O time carioca melhorou com a grande atuação de Herlem, e Airton empatou aos 19 minutos.
Ainda faltava um gol e o Sendas continuou pressionando, Herlem cabeceou, mas Jairo salvou. A partir daí, o São Paulo equilibrou o jogo e voltou a ficar na frente do placar, quando Tayrone puxou um contra-ataque e tocou para Lucas que matou a bola no peito e tocou na saída do goleiro. No finalzinho, em outra jogada de velocidade, Lucas Farias dominou a bola do lado da área e chutou no ângulo, fazendo um golaço.
A competição, que é uma das maiores da categoria no País, é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, com o apoio da Federação Baiana de Futebol e dos municípios participantes e busca promover a inclusão social, através do esporte, com a geração de talento e do primeiro emprego para muitos garotos, além de proporcionar à população baiana a oportunidade de acompanhar partidas de alto nível técnico.
Santos 2x1 Bahia
Gols: Bruno e Gustavo (Santos). Patric (Bahia)
Bahia: 1 Bruno, 2 Railan, 3 Robson 17 Jobson e 6 Patric; 7 Anderson Talisca (18 Gustavo), 15 Bruno Rodrigues e 10 Paulinho; 11 Euller, 19 Lourival e 9 Bosco (16 Wisner)
Santos: 1 Guido, 3 João Silva, 2 Venício, 4 Caíque, 13 Gustavo; 5 Pedro Henrique, 8 Lucas, 11 Cauê e 17 Lucas (16 Victor Andrade); 7 Victor Hugo (15 Leonardo) 9 Bruno (20 Diego)
São Paulo 3x1 Sendas
Gols: Paulo Marcelo, Lucas e Lucas Farias (São Paulo), Airton (Sendas)
São Paulo:12 Jairo, 10 Lucas Farias, 3 Phelipe, 4 Carlos Filho, 6 Arthur (8 Matheus Reis) 5 Allan, 15 Gabriel, 7 Nelson (9 Lucas); 11 Pedro Henrique (13 Almir), 19 Paulo Marcelo (20 Tairone), 18 Romário (16 Felipe).
Sendas: 1 Andrey 2 Luciano (19 Rodrigo) 13 Marcus Vinicius, 4 Rafael, 6 Lucas, 5 João Paulo (9Herlem), 7 Rodrigo, 8 Guilherme (15 Alan) e 16 Hadriel (20 Francisco); 11 Matheus (18 Airton)e 17 João Vitor.
O projeto de disputa da Seleção de Amargosa para o intermunicipal foi apresentado no dia 11 de maio e a prefeitura, juntamente com o comércio local serão os grandes investidores.
Neste domingo dia 10 de julho, a seleção amargosense realizou o primeiro amistoso preparatório contra a seleção de Varzedo e venceu em 3 x 1 com gols de Tarcísio, Juninho e Márcio que volta a vestir a camisa de Amargosa na competição, depois de disputar nos anos anteriores por seleções da região e ter sido destaque, o mais recente ano passado em Santo Antonio ao lado de Kuri, filho de Corta – Mão.
Descontou para a seleção de Varzedo Adonai, que também jogou pela seleção santo-antoniense com destaque nas vezes que atuou, porém uma lesão o tirou de várias partidas, não permitindo que o atleta apresentasse o seu melhor futebol.
O amistoso foi realizado no Estádio Clóves Sales e o público marcou presença para prestigiar e apoiar a seleção local. No próximo domingo a seleção de Amargosa realiza outro amistoso em Brejões contra a seleção local. Um dia antes, no sábado dia 17 acontece o Congresso Técnico em Salvador na sede da FBF – Federação Baiana de Futebol.
Alguns reforços da região já chegaram para integrar e reforçar a equipe que este ano volta a contar com a base da casa recrutando alguns nomes que disputavam a competição por outras seleções.
Jhones, centro – avante de Santo Antonio de Jesus que trabalha na Matecol, Reinaldo de Jiquiriçá, Renato de Brejões e o goleiro Cláudio revelação do Vale, são alguns dos nomes que foram confirmados.
Acabou o mistério. O capitão Zé Carigé e companhia limitada defenderão a Seleção Valentense no Intermunicipal 2011.
Dos 9 atletas com idade acima dos 23 anos como exige o regulamento, Valente já fechou com 7. Os dois últimos podem ser anunciados a qualquer momento. Veja a lista (ainda não é a definitiva).
Amaral (ala direito)
Ninho Malhador (ala esquerdo)
Rone Serrote (lateral direito)
Tom Serrote (meia e lateral)
Zé Carigé (Zagueiro)
Tony Galego (Atacante)
Tatau (zagueiro)
Malhadinha (faltam alguns detalhes para o acerto) - meio campista
Jogadores abaixo dos 23 anos
Junior de São Domingos (goleiro)
Foguete (goleiro)
Nego de Vovó (volante)
Nino (atacante)
Nininho (atacante)
Foguinho (volante)
Ataides (atacante)
Sávio (atacante)
Ígor de Tanquinho (atacante)
Fábio do Poço (volante)
Elton (zagueiro)
Li (falta assinar) - atacante
Cabo Sul - (falta assinar) - zagueiro
Também devem entrar na lista
Vitor do Junco (ala esquerdo)
Ruan de Tanquinho (volante)
Rodrigo do Cabochard (meia)
Naido (meia)
Nicolas (ala esuquerdo)
Douglas (atacante)
Comissão Técnica
Técnico - Toinho de Miquilino
Preparador físico - Marcelo Silva Pereira
Supervisor - Vaval
Massagista - Apodi
Roupeiro - Neto
Fisioterapia - Carlos Dácio